21ª Edição da Semana Nacional de Museus

visitantes e participantes da 21ª Edição da Semana Nacional de Museus
Local:
Universidade Federal de Uberlândia

O Sistema de Museus da Universidade Federal de Uberlândia (Simu/UFU) promove, de 15 a 19 de maio, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus. Neste ano, o evento tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, que destaca a importância dos museus como promotores do bem-estar e da sustentabilidade, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), nas áreas de Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. O tema foi proposto pelo  Conselho Internacional de Museus (Icom).

A programação é gratuita, aberta ao público e vai incluir roda de conversa e palestras. As atividades serão presenciais e on-line  - confira, abaixo, na programação. Haverá emissão de certificado para cada evento, sendo que os formulários serão disponibilizados durante as realizações dos mesmos.

De acordo com o professor Rodrigo de Freitas, coordenador executivo do Simu, os museus contribuem para o bem-estar das pessoas, saúde mental, educação e sensibilização ambiental. “Eles ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreensão climática e amplificação da voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de ‘bem-viver’”, aponta Freitas.

Data comemorativa

O "Dia Internacional dos Museus" é celebrado em 18 de maio e tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, além de  apoiar os três ODS da ONU já citados acima - Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A universidade Federal de Uberlândia  possui cinco museus, sob coordenação do Simu: Museu Universitário de Arte (MUnA), Museu de Minerais e Rochas (Mumro), Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), Museu do Índio (Musíndio) e Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC).