Semana da Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, aconteceu de 17 a 23 de outubro de 2011 e pela terceira vez a cidade de Uberlândia participa do evento. O objetivo da semana é promover a democratização do conhecimento, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação através da participação popular.

Dentro da programação estavam palestras, feiras, mostras e atividades interativas e culturais nas áreas de química, física, saúde e meio ambiente, que aconteceram em vários espaços da cidade. Como parte integrante da programação estava a reinauguração do Museu de Biodiversidade do Cerrado, ocorrida no dia 19 de outubro. Na cerimônia estiveram presentes além da equipe do MBC, representantes do Instituto de Biologia – UFU, da secretaria de Meio Ambiente, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia e membros da população em geral, que tiveram a oportunidade de prestigiar diversas homenagens e contemplar as novidades que o MBC agora oferece.

O evento evidenciou a importância de se preservar a diversidade biológica e levar o conhecimento técnico- científico dos aspectos ecológicos do Bioma cerrado, através de informações sobre comportamento, ecologia e evolução da fauna e flora deste ambiente. O espaço do museu agora conta com novas vitrines, placas explicativas sobre os animais, além de novos exemplares de animais do cerrado e aquáticos. Além disso, o MBC conta com mediadores para acompanhamento de visitas monitoradas e espontâneas de terça a domingo, além de uma estrutura pedagógica renovada com recursos tecnológicos, jogos e livros mais modernos com a finalidade de tornar o espaço mais interativo.

No dia 22 de outubro, o MBC foi marcado por mais um evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a “Noite da Ciência”. Esta atividade foi resultado de uma parceria entre o Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), o MBC e a Prefeitura de Uberlândia, onde foram promovidas observações astronômicas e uma visita noturna ao Museu de Biodiversidade do Cerrado.

Coordenadoras do Projeto: Profa. Dra. Fernanda Helena Nogueira-Ferreira

Profa. Dra. Daniela Franco Carvalho Jacobucci

Equipe MBC:        Aline Leles Nascimento

Helena de Moraes Pacheco

Jaqueline Eterna Batista

Lilian A. Ferreira Borges

Luís Paulo Costa e Silva

Raquel Costa e Silva

Sarah de Freitas Oliveira

Talita Martins Faria

Apoio:  PROEX, FAU, CANp, FAPEMIG, INBIO, UFU, Prefeitura Municipal de Uberlândia.