Semana da Criança

Semana da Criança.

O Museu de biodiversidade do Cerrado contou com uma semana diferente e descontraída, a Semana da Criança. Ocorrida de 3 a 7 de outubro de 2011, a semana contou com atividades como: Oficinas de Trabalhos Manuais, Gincanas, Contação de Estórias e Atividades circenses. Cerca de 800 crianças foram contempladas com as atividades e o público variou desde grupos escolares a visitantes espontâneos. A proposta foi idealizada pela equipe do MBC e contou com o apoio de voluntários do curso de Ciências Biológicas e funcionários do Instituto de Biologia – UFU.

Monitores e alunos participantes da Gincana.

Devido à variação na faixa etária das crianças que participaram da semana, a gincana foi dividida em três grupos, de acordo com a idade. Para os menores de seis anos, a brincadeira consistia em coletar formigas plásticas e leva-las ao tamanduá.

Para as crianças de 6 à 10 anos a mesma atividade foi proposta, entretanto o tempo foi cronometrado e a dificuldade no percurso foi aumentada, pois as formigas foram levadas equilibrando uma bolinha na colher.

Atividade da Gincana elaborada para crianças de 6 a 10 anos.

Para os maiores de 10 anos, a complexidade foi ainda maior, onde o circuito se iniciava através de respostas corretas à perguntas baseadas em assuntos tratados nas vitrines do MBC. Além disso, os participantes tiveram que acertar a colocação de materiais recicláveis em suas devidas lixeiras, identificar os biomas brasileiros, desvendar um enigma e formar uma cadeia alimentar com figuras espalhadas pelo setor da gincana.

Na sessão de contação de estórias foram abordados temas relacionados ao Cerrado, em contos como “O dilema do Bicho-pau” e “A Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-guará”.

Espaço destinado à contação de estórias.

Além disso, as estórias foram personalizadas com cantigas, personagens e algumas delas foram contadas individualmente através de um canudo colorido.

A pintura corporal foi uma atividade de bastante sucesso, onde foram feitos diversos desenhos de acordo com os pedidos das crianças, que adoraram e sempre queriam mais!

Nas oficinas de trabalhos manuais, as crianças confeccionaram abelhas e borboletas através de sucata, com rolo de papel higiênico e cartolina. Elas usaram e abusaram da criatividade na hora de colorir, colar e pintar seus modelos!

E, por fim, a proposta da atividade de circo foi representada por uma perna-de-pau e recebida com surpresa e alegria pelos alunos, que acharam a ideia diferente e divertida.

Os organizadores e colaboradores da proposta ficaram bastante satisfeitos com a realização das atividades durante a semana e relataram suas percepções e ações desse evento. Segue abaixo o relato dos mediadores do MBC sobre essa atividade.

----------

Equipe MBC:       Aline Leles Nascimento