História

O Museu de Biodiversidade do Cerrado nasceu da iniciativa de pesquisadores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia que desejaram expor os animais e plantas do Bioma Cerrado para a sociedade. É o único equipamento científico-cultural dessa natureza no Brasil e no mundo, pois está voltado à popularização do conhecimento acumulado sobre temas do Cerrado.

O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) mantém coleções zoológicas científicas, didáticas e expositivas.

As coleções científicas são resultados das pesquisas dos docentes do INBIO que atuam na área de Zoologia, e incluem coleções entomológicas, peixes, anfíbios e répteis.

As coleções didáticas e expositivas estão centradas no Parque Siquierolli, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, e servem de apoio para as aulas práticas das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como de material auxiliar para os estágios supervisionados do Curso de  Licenciatura em Ciências Biológicas.

No acervo didático da exposição permanente, a fauna do Cerrado é representada por mamíferos, répteis e aves taxidermizados, tais como jaguatirica, lobo-guará, lontra, quatis, tatus, serpentes, tucanos e corujas, dispostos em vitrines, além de uma grande coleção de invertebrados. No MBC estão expostas sementes de sucupira, guatambu, mutamba, buriti e de várias outras espécies, representando a flora dessa região do país. As trilhas temáticas levam o visitante a observar alguns aspectos ambientais do parque, como vegetação característica, cursos d’água e serrapilheira, com orientação em um único sentido, por meio de placas informativas sobre a vegetação.