O método da lembrança estimulada como uma ferramenta de investigação sobre a visita escolar no museu de biodiversidade do cerrado

Lidiane Martins de Oliveira

Universidade Federal de Uberlândia

Daniela Franco Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia

Junto com a modernização e o desenvolvimento científico-tecnológico apresentam-se novas exigências de ensino e conhecimentos que integrem o mundo do trabalho, da divulgação científica, e da cidadania. Os museus representam esse espaço interador, relacionado a dimensão da comunicação com o projeto educativo, e o público passa a ser o foco do estudo, com especial enfoque nas relações que esses espaços proporcionam. Portanto esse artigo apresenta um estudo teórico-metodológico a fim de evidenciar aspectos que foram significativos para os visitantes durante a visita ao Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) localizado em Uberlândia - MG - Brasil. A pesquisa seguiu os procedimentos e as ferramentas da metodologia da lembrança estimulada de falcão e Gilbert (2005). Concluímos que os conhecimentos no Museu acontecem por meio da livre interação aluno-exposição e aluno-aluno; que a relação entre Ciências e a visita ao MBC ocorre através da relação que o professor pode estabelecer em suas aulas e que o método da lembrança estimulada foi correspondente como ferramenta metodológica para resgatar conceitos e relembrar momentos importantes da visita ao MBC.

Palavras-chave: Lembrança estimulada; Espaço de educação não formal; Ensino de Ciências.