Curiosidade e encantamento: a experiência estética dos visitantes de um museu de Ciências

Gustavo Lopes Ferreira

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Daniela Franco Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:

O texto apresenta os resultados do estudo de público realizado em um museu de ciências durante uma pesquisa, na qual se realizou a produção de um artefato interativo para um museu de ciências, percorrendo desde a sua concepção até a recepção pelos visitantes. O artefato foi uma proposta de fornecimento de uma experiência interativa com o conhecimento científico, relacionado as aves do Cerrado. Nas observações do público percebemos comportamentos e falas dos visitantes que denotaram que o contato com o artefato permitiu mais do que uma experiência intelectual com o conhecimento científico, possibilitou uma experiência estética, pelo aflorar das emoções.

Palavras-chave: Museu de ciências; Experiência estética; Emoção; Experiência museal; Interatividade.