Potencial de um guia teórico-prático como recurso didático para abordagem dos atropelamentos de animais do Cerrado

Ianna Gara Cirilo

Universidade Federal de Uberlândia

Daniela Franco Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), além de espeço destinado à divulgação científica, é uma instituição voltada para a preservação e conservação do bioma Cerrado. A maioria dos animais taxidermizados que compõem o seu acervo é oriunda dos atropelamentos nas rodovias que cruzam a região próxima da cidade de Uberlândia. O assunto é de tal relevância que gerou a necessidade de se criar um guia teórico-prático destinado aos professores dessa região, para que tenham contato com informações atualizadas sobre atropelamentos de animais, além de propor o desenvolvimento de atividades educativas sobre o tema no MBC. Para a avaliação desse guia, foi elaborado um questionário, e de cuja análise das respostas detectou-se a importância de se criar materiais desse tipo visando ações educativas e a divulgação de espaços como esse.

Palavras-chave: Museu de Biodiversidade do Cerrado. Guia do Educador. Atropelamento.