Professores e o Museu de Biodiversidade do Cerrado: vínculos através da construção coletiva de recursos lúdicos

Autoras:

Lívia Borges Santos

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

Daniela Franco Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

 

DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21192

 

Resumo

O setor educativo do Museu de Biodiversidade do Cerrado da Universidade Federal de Uberlândia tem uma preocupação intensa em desenvolver ações que possam possibilitar o estabelecimento de vínculos entre os professores da educação básica e o museu. Como jogos, experimentos e brinquedos podem se constituir em recursos pedagógicos interessantes no ensino de Ciências e na abordagem de temáticas ambientais foi desenvolvida uma proposta de oficinas de produção de recursos lúdicos por meio de materiais reutilizáveis. Os professores foram estimulados, através de roteiros de aulas práticos, a confeccionar de forma coletiva os recursos didáticos e compartilhar suas percepções com os pares e membros da equipe técnica do museu. O presente trabalho buscou avaliar a receptividade dos professores em relação às oficinas. Do universo amostral de professores participantes, 87,9% julgaram que os recursos lúdicos serão de grande interesse e participação dos alunos na educação básica e 94,9% informaram que os recursos são de fácil elaboração e trabalho em sala de aula, e os que utilizariam como proposta didática para abordagens diversas.

Palavras-chave: oficinas; recursos lúdicos; ensino de Ciências; ambiente; museu.