Museu: espaço dialógico de formação

Autora: Daniela Franco Carvalho

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i115.5377

Resumo

Artigo original que contextualiza a produção acadêmica na área de educação em museus referente à formação de pessoas nesses espeços. O diálogo entre situações vivenciadas no setor educativo de um museu de arte contemporânea, cujo foco é a formação do sujeito visitante em processo de fruição, evidencia a complexa relação entre os museus e os sujeitos que se formam em seus espaços. A temática é abordada por meio de conceitos sobre o diálogo, do filósofo russo Mikhail Bakhtin, que propiciam compreensões acerca dos diversos elementos que contribuem para os processos formativos serem possíveis e se configurarem em eventos únicos. Desde o momento em que a obra é selecionada, a elaboração de uma ação educativa perpassa a dimensão dialógica e envolve a (o) artista, as pessoas da montagem, a equipe do setor educativo e os visitantes. Parte desses diálogos são anotados em textos de campo, dos quais surge uma fundamentação metodológica para a formação da própria equipe. O registro de uma ação educativa dialógica em uma exposição compõe uma seção do artigo. 

Palavras-chave: museu; formação; fruição; diálogo.