Projetos

Desde a locação do MBC no Parque Siquierolli, vários projetos foram desenvolvidos, e outros estão em desenvolvimento, no sentido de melhor disponibilizar ao público o acervo didático do MBC, conforme apresentado a seguir:

1) Melhoria da qualidade de ensino de vertebrados, formação de professores habilitados a montar coleções zoológicas em escolas de ensino fundamental e médio e formação de biólogos em montagem e curadoria de coleções zoológicas
Descrição: Montagem de coleções zoológicas para uso em laboratórios e salas de aula. Coordenador: Profa. Dra. Vera Lucia de Campos Brites. Financiamento: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2005).

2) Reestruturação da coleção didática de invertebrados das áreas de Zoologia e Prática de Ensino do Instituto de Biologia.

Descrição: Este projeto teve por objetivo reestruturar a coleção didática de invertebrados do Instituto de Biologia, através de coleta, preservação, armazenamento, catalogação de material biológico e organização de uma coleção virtual. Coordenador: Giuliano Buzá Jacobucci. Financiamento: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia (2006-2007).

3) Remodelação nas Estratégias de Divulgação de Conhecimento Científico no Museu de Biodiversidade do Cerrado, Uberlândia-MG.

Descrição: Este projeto teve como objetivo remodelar as estratégias de difusão e de divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos no Museu de Biodiversidade do Cerrado e efetuar a reorganização desse importante espaço, que é intensamente utilizado pela população da cidade de Uberlândia e região. Coordenador: Fernanda Helena Nogueira-Ferreira. Financiamento: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia (2008-2009).

4) Ciência e Tecnologia em Uberlândia.

Descrição: Projeto de popularização da Ciência e Tecnologia no MBC aprovado na FAPEMIG no Edital 10/2009 - Popularização da Ciência e Tecnologia. Coordenador: Fernanda Helena Nogueira-Ferreira. Financiamento: FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (2009).

5) Divulgação de conhecimento científico no Museu de Biodiversidade do Cerrado (Uberlândia-MG).

Descrição: Este projeto teve como objetivo remodelar as estratégias de difusão e de divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos no Museu de Biodiversidade do Cerrado e efetuar a reestruturação desse importante espaço, que é intensamente utilizado pela população da cidade de Uberlândia e região Coordenador: Fernanda Helena Nogueira-Ferreira. Financiamento: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia (2009-2010).

6) Modernização da Exposição Permanente e Diversificação das Estratégias de Divulgação Científica do Museu de Biodiversidade do Cerrado.

Descrição: Esse projeto está previsto para ser desenvolvido até junho de 2012, e foca três alvos de impacto: a) modernização da área de exposição permanente e adequação dos ambientes de mostra; b) diversificação das estratégias de divulgação científica e interação com o público por meio de exposições temáticas de curta e média duração; e c) constituição de um Grupo Gestor de Educação Ambiental e Divulgação Científica que promoverá ações de capacitação dos profissionais do museu e programas de formação continuada de professores da Educação Básica. Coordenador: Daniela Franco Carvalho Jacobucci. Financiamento: Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), além de apoio interno da Universidade Federal de Uberlândia e da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

7) PROJETO financiado pela PROGRAD, vigência: 2012-2013:

“A transposição do conhecimento científico: do laboratório de pesquisa para a sala de aula e para os espaços de divulgação científica”, com duas alunas bolsistas. RESUMO: Um dos objetivos que contemplam o Programa de Bolsas de Graduação (DIREN/PROGRAD) é viável a proposição de oferecer aos graduandos a experimentação da atividade de pesquisa, ensino e extensão. Com este enfoque, esse projeto visa permitir ao aluno, após a investigação científica realizada em estudos comportamentais com abelhas sem ferrão, realizar a transformação dos resultados obtidos nesta pesquisa em uma abordagem expositiva apresentada sob a forma de uma palestra. O mesmo conteúdo investigado no laboratório e abordado em sala de aula (palestra), será utilizado na elaboração de recursos didáticos que serão usados em visitas ao “Cantinho das Abelhas” no localizado no Museu de Biodiversidade do Cerrado, no Parque Victorio Siquierolli. Desta maneira, os estudantes poderão visualizar de forma clara e prática o caminho que o conteúdo teórico pode percorrer desde sua concepção até a sua aplicação, tanto na sala de aula quanto em espaço não-formal de educação. Coordenadora: Profa. Dra. Fernanda Helena Nogueira-Ferreira. Alunas: Raysa Sales Teixeira e Liégy Resende dos Santos.

 

 

8) Monografia para obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia:

“Meliponário: um cenário para a promoção da Educação ambiental”. Aluna Sarah de Freitas Oliveira. Defesa dia 24 de outubro de 2012. RESUMO: Atualmente as ações para a educação ambiental não se restringem somente ao âmbito escolar estando presente em parques, bosques, museus e reservas ambientais.  Os espaços não formais de educação se tornam importantes aliados para produção de conhecimento científico e para incentivar a preservação do meio ambiente, em projetos de Educação Ambiental. A criação de abelhas sem ferrão é um hábito popular e cultural em vários biomas brasileiros sendo que estes animais possuem uma grande importância ecológica e econômica. Com o intuito de construir e analisar a eficiência destes espaços para as ações em Educação ambiental, o Museu de Biodiversidade do Cerrado - que se localiza na cidade de Uberlândia (MG) idealizou e concretizou a existência de um meliponário. Contendo 5 caixas de abelhas sem ferrão das espécies Meliponaquadrifaciata e Tetragoniscaangustulae vários outros recursos didáticos realizamos, de forma sútil, a interação entre o público e a ciência. O Cantinho das Abelhas mostrou-se um cenário para a promoção da Educação Ambiental extremamente eficiente. Os visitantes puderam se encantar com o trabalho das abelhas no interior dos ninhos, conhecer a organização social do grupo e entender o papel ecológico que desempenham na polinização de áreas naturais e cultivadas e na produção de frutos. Ficou evidente que as atividades educativas realizadas serviram como um catalizador para a conscientização dos visitantes em relação à preservação desses insetos. Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Helena Nogueira-Ferreira, Co-orientadora: Daniela Franco Carvalho.